Luzes no Cabelo: Como Tratar e Recuperar os Fios Depois da Descoloração?

Ter cabelos com luzes é uma ótima maneira de adicionar um toque de cor e brilho ao seu visual. E depois de passar pelo delicado processo de descoloração, é essencial adotar uma rotina de cuidados adequada para manter os fios saudáveis, hidratados e bonitos.

Se você fez esse tipo de mudança recentemente e está em busca de conselhos e orientações sobre como tratar e recuperar seu cabelo, você veio ao lugar certo.

Nesta postagem do site, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre a cautela pós-luzes, discutiremos sobre a diferença entre luzes e mechas, a importância de seguir um cronograma capilar adequado e como proteger seus fios de danos adicionais.

Também vamos explorar dicas e truques para manter a saúde e a beleza de suas madeixas após a realização desse procedimento.

Prepare-se para aprender os segredos para cuidar e permanecer com seus cabelos incríveis e impecáveis depois de iluminá-los.

Diferença entre luzes e mechas

No universo capilar, temos uma grande variedade de terminologias que podem complicar o entendimento de algumas pessoas.

Entre elas existem as Luzes e as Mechas que são constantemente confundidas. As duas práticas utilizam a descoloração, mas, não se engane, elas têm suas individualidades marcantes.

O processo de luzes geralmente é feito em uma menor quantidade de fios. Já o segundo procedimento abrange maior extensão do cabelo e é mais marcado.

Essa diferenciação não é somente uma questão de gosto, mas também de técnica e resultado final.

Os principais tipos de mechas são:

  • babylights: faixas descoloridas bem finas dispostas em diferentes partes do comprimento capilar;
  • balayage: é realizado manualmente, onde o profissional utiliza um pincel para aplicar o descolorante, desde a raiz até as pontas;
  • californiana: o objetivo ao utilizar esse método é se assemelhar aos cabelos de surfistas, que costumam ser clareados pela ação da parafina, da luz do sol e da água salgada.
  • mechas invertidas: técnica usada em mulheres naturalmente loiras que desejam escurecer um pouco suas madeixas;
  • morena iluminada: é uma combinação de tons castanhos claros que se aproximam da cor original dos fios, proporcionando um aspecto de iluminação natural.
  • ombré hair: mechas criadas a partir da altura das orelhas para baixo, dando a aparência que as pontas foram clareadas pelo agir do sol;
  • raiz esfumada: é indicada para quem busca por um um visual de cor esfumada que não se distancia da coloração padrão, aumentando assim o tempo que é preciso entre uma manutenção e outra;
  • tiger eye: essa é a opção ideal para aqueles que têm a base do cabelo em tom castanho, sendo natural ou não. A intenção é obter um efeito que lembra as cores da pedra tiger eye desse método com uma mistura de dourado, amêndoa, marrom claro e bronze.

Descoloração, o primeiro passo para ter cabelos com mechas

A descoloração, um procedimento tão desejado quanto temido, é a porta de entrada para obter um cabelo com mechas.

Mas não se engane, não é apenas uma mudança de visual, é uma transformação alquímica na qual a coloração natural dos seus fios é tratada com produtos especializados, gradualmente se afastando da cor original para garantir um fundo de clareamento perfeito, onde será utilizado o tonalizante da matiz desejada.

O tipo de mecha escolhido é o fator determinante da área onde o descolorante vai ser aplicado, seja em partes sutis ou em toda a extensão do cabelo.

É essencial entrar neste processo sabendo que a integridade da fibra capilar pode ser afetada. Conforme os especialistas, a busca por um tom mais claro pode levar seus fios ao extremo, trazendo diversos danos, desde a temida elasticidade até a quebra abrupta.

Eles ficam sensibilizados e precisam de um cuidado específico para que problemas como pontas duplas ou seu rompimento não venham a acontecer.

Cronograma capilar é fundamental depois da descoloração para fazer luzes no cabelo

Após modificar seus fios com luzes, começar a seguir um cronograma capilar se torna mais do que um gesto de zelo, é uma receita de resgate da saúde das suas madeixas.

Existe um trio de processos chamados Hidratação, Nutrição e Reconstrução, que juntos são imbatíveis no combate aos danos causados pela descoloração.

Cada etapa desse cronograma tem um papel fundamental: enquanto a hidratação devolve a água perdida, a nutrição encarrega-se de devolver os lipídios essenciais, selando as cutículas e promovendo aquele toque sedoso.

A reconstrução penetra profundamente nas mechas, reestruturando cada fio e fortificando sua essência para que você possa desfilar com cabelos não só lindos, mas também fortes e resilientes.

Não podemos esquecer dos matizadores, esses grandes aliados que dizem adeus ao temido amarelado, mantendo o loiro vivo e radiante, como se você estivesse saído do salão todos os dias.

Encarar essa rotina de tratamentos é um convite para revelar o melhor do seu cabelo, dando a ele o cuidado que merece. E acredite, ele vai retribuir com muito charme e estilo por onde você passar.

Leia nosso artigo sobre Melhor Kit de Cronograma Capilar: os 12 Melhores em 2024.

Depois das luzes no cabelo, evite abusar da chapinha, secador e babyliss

Depois de dar aquele toque de luz e brilho aos seus cabelos, é hora de repensar alguns hábitos. Sabemos como é tentador finalizar o look com aquela escova modeladora ou umas ondinhas de babyliss para um evento especial.

Mas essas maravilhas modernas de beleza, como chapinhas e secadores, pedem uma pausa. O calor excessivo pode ser um vilão para as madeixas recém-iluminadas. As cutículas, já frágeis do processo de descoloração, sofrem ainda mais, dando brecha para o temido amarelamento.

Antes mesmo de pensar no secador ou na prancha, agarre-se ao seu novo melhor amigo: o leave-in com proteção térmica, ele vai blindar seu cabelo contra as altas temperaturas e deixar você usar seus aparelhinhos queridos sem peso na consciência.

Lembre-se, use-o sem moderação, nos fios secos ou úmidos, e prepare-se para desfilar por aí com suas luzes radiantes e saudáveis.

Leia nosso artigo Top 12 Melhores Máscaras de Hidratação para Cabelos com Química em 2024.

Redobre o cuidado na praia e piscina depois de fazer luzes no cabelo

Para você que adora uma praia ou piscina, aqui vai um conselho: redobre o cuidado com as suas mechas iluminadas.

É fato conhecido que a combinação de cabelo com luzes e natação pode ser bem desafiadora. Isso acontece porque ao nadar em águas tratadas com cloro, os fios descoloridos acabam passando por uma reação química que altera o PH e compromete a força e a elasticidade das madeixas, resultando em um risco maior de quebras.

E se você já se deparou com cabelos loiros ganhando nuances esverdeadas depois de um dia de mergulhos, sabe que isso está longe de ser um upgrade no visual. Então, é necessário se prevenir e investir em produtos protetores.

Outra dica de ouro é molhar as mechas com água mineral antes de entrar na piscina. Com os fios já encharcados, eles não vão absorver o cloro.

1- Aposte em uma linha de produtos para cabelo coloridos

Para manter os cabelos com luzes hidratados, existe um segredo essencial: a escolha dos produtos certos.

Escolha uma linha especializada para fios coloridos, onde você não só oferece a hidratação necessária para as suas madeixas, mas também cria um escudo protetor que mantém o tom desejado por muito mais tempo, podendo fazer isso com facilidade em sua própria casa.

2- Evite lavar o cabelo vários dias seguidos 

Embora seja tentador lavar os cabelos todos os dias, se você acaba de realçar suas madeixas com luzes, é hora de reconsiderar.

A descoloração é capaz de ressecar os fios, e cada lavagem pode eliminar o óleo natural que é essencial para a saúde do seu cabelo.

Com o simples ato de dar uma pausa nas lavagens você estará preservando a maciez e o brilho das suas mechas.

3- Escolha uma máscara de hidratação para cabelos danificados 

Outra dica é a escolha certa da máscara de hidratação para cabelos danificados. Se acabou de colorir ou descolorir suas madeixas, existem produtos deste tipo formulados especialmente para você.

Eles penetram nas camadas mais profundas dos fios, restaurando a vitalidade e os tirando do estado de desidratação.

Agora, é possível hidratar profundamente e com resultados profissionais no conforto da sua casa. Essa rotina será um verdadeiro presente para os seus cabelos, que agradecerá eternamente.

4- Cortes periódicos

Possuindo um cabelo natural ou modificado quimicamente, um bom corte pode fazer milagres pela nossa autoestima. E se você tem luzes, mechas ou um charmoso balayage, cortar as pontinhas é um cuidado essencial para as suas madeixas.

Mas não é qualquer um que pode assumir a tesoura. Esse trabalho é para os profissionais cabeleireiros, que sabem exatamente como dar vida e movimento sem encurtar demais ou danificar seus fios.

A dica de ouro é: dê uma atenção especial para aparar seu cabelo pelo menos a cada 4 meses. Dessa maneira você garante aquele aspecto forte e cheio de vitalidade que todo mundo admira.

5- Aposte em um cronograma capilar para cabelos loiros

Invista em um cronograma capilar para cabelos loiros e veja a diferença. Não é segredo que uma boa hidratação é essencial para quem ama suas luzes brilhando, mas tem mais nessa jornada para manter os fios saudáveis e radiantes.

É preciso hidratar, mas suas mechas iluminadas também necessitam de nutrição e reconstrução para que cada uma reflita vida e vigor. O melhor é que você pode cuidar do seu cabelo em casa, com tratamentos simples e eficazes.

6- Fique atenta ao intervalo entre cada hidratação 

Sobre a rotina de cuidados com as mechas, uma das dúvidas é a frequência ideal para o ritual da hidratação.

A medida perfeita para manter a saúde capilar vai depender do tipo e da necessidade do seu cabelo. Para as madeixas saudáveis, é indicado o tratamento com máscara hidratante a cada quinzena ou semanalmente.

Já os fios ressecados têm a recomendação de serem hidratados até duas vezes por semana.

Tenha o óleo capilar como seu melhor aliado para recuperar o cabelo descolorido

Ao dar uma nova vida ao seu cabelo com luzes ou descoloração total, considere o óleo capilar como um fiel escudeiro nessa jornada de transformação.

Esse produto é leve e não pesa nos fios, mas mesmo assim consegue restaurar a vitalidade das mechas, sem deixar aquele temido aspecto poroso.

Suas madeixas vão ficar hidratadas, livres de frizz e com brilho natural – isso é possível com o toque certo de um bom óleo hidratante.

Uma dica amiga é sempre ter um ao alcance das mãos e nunca esquecer de carregá-lo na bolsa.

E se a ideia de renovar seu visual ainda parece assustadora, vá com calma. O truque está em começar sutilmente, valorizando pontos estratégicos com aquela iluminação discreta que enaltece o rosto.

Mudar é bom, mas curtir cada etapa dessa mudança é muito melhor. Com pequenos passos e o óleo capilar como seu aliado, seus cabelos loiros vão brilhar tanto quanto a sua sensação de reinvenção.

Passo a passo para hidratar cabelo loiro com luzes em casa 

Iluminar seus fios com luzes é uma maneira espetacular de renovar o visual, mas requer cuidados específicos para manter sua vitalidade e brilho.

Com nosso guia simplificado, hidratar suas mechas iluminadas em casa se torna uma jornada prazerosa e sem complicações.

Acompanhando esses passos fáceis de seguir, você pode alcançar aquele resultado de salão, cuidando de suas madeixas sem sair do conforto do seu lar.

1. Lave com shampoo hidratante para cabelos com química ou coloridos e enxágue;

2. Com uma toalha de preferência de algodão, retire o excesso de água.

3. Com o cabelo ainda úmido, separe ele em mechas e aplique a máscara de hidratação em cada uma delas com cuidado;

4. Ela deve agir por 10 minutos ou pelo tempo aconselhado em sua embalagem;

5. Enxágue mais uma vez para retirar todo o produto, use o condicionador e finalize como preferir.

Tira-dúvidas sobre hidratação para cabelos com luzes 

Agora vamos responder algumas dúvidas frequentes sobre a hidratação e recuperação de cabelos com luzes.

Qual a melhor hidratação para cabelos com luzes? 

O tipo de hidratação ideal e mais indicado para os cabelos descoloridos é aquele que fornece diversos ativos como vitamina E e proteínas.

Essas propriedades ajudam a manter os fios com luzes hidratados, com brilho e cheios de vida.

O que fazer para recuperar o cabelo depois das luzes? 

Na recuperação do cabelo depois da descoloração, é essencial seguir um cronograma capilar que possua etapas de hidratação, nutrição e reconstrução.

Mantendo essa rotina de cuidados com esses três passos, você vai garantir a restauração completa dos seus fios.

Conclusão

Esperamos que essas dicas e informações sobre como tratar e recuperar suas madeixas depois da descoloração te ajudem a mantê-las sempre lindas e saudáveis.

É essencial lembrar que cada pessoa possui um tipo de cabelo diferente e o mais importante é estar atenta às necessidades dos seus fios e cuidar deles com carinho.

E lembre-se: ao apostar nas luzes ou mechas, esteja preparada para um processo constante de cuidado e manutenção.

Nossa recomendação é seguir um cronograma capilar específico para cabelos loiros, dando prioridade para hidratações frequentes e utilizando produtos específicos para fios descoloridos.

Leia também nosso artigo 12 Melhores Máscaras de Hidratação para Cabelos Loiros em 2024.

Deixe um comentário