Saiba o que é escova progressiva e dome o leão do seu cabelo

Saiba o que é escova progressiva e dome o leão do seu cabelo
5 (100%) 2 votos

Um dos alisamentos mais queridinhos dos salões de beleza Brasil a fora, a escova progressiva de fato doma os cabelos rebeldes, mas possui prós e contras, saiba mais:

Quem não gosta de levantar e sair com aquele cabelão de arrasar, se sentindo poderosa?!

Mas, para a maioria das mortais isso é um privilégio apenas das atrizes de cinema e novela.

Apesar de hoje os cabelos ondulados ou cacheados estarem nos holofotes, fios lisos e práticos ainda é a opção de uma maioria.

Contudo, existem técnicas para ajudar as mulheres no embelezamento para deixar a sensação de “arraso” por mais tempo.

A escova progressiva virou uma verdadeira amiga nos salões de beleza e pelo país afora também, é uma das técnicas mais potentes para acalmar os cabelos rebeldes.

Vamos saber mais sobre a escova progressiva:

 

O que a escova progressiva faz?

escova progressivaAjuda a alisar os fios, trata e tira o volume, hidrata com queratina no processo e diminui o efeito frizz.

O desfrisar pode ser feito em quase todos os tipos de cabelos, a escova progressiva deixa as madeixas além de lisas, sedosas, hidratadas, brilhantes e macias, com mais praticidade ao cuidar.

Ela é feita com um aminoácido chamado carbocisteína, que abre a estrutura do fio e deixa o formol entrar, dando o efeito de liso.

Sua eficácia dura alguns meses e o tratamento pode ser repetido quando as mechas começarem a crescer novamente, dando mais resultado quando o procedimento é renovado, por isso o nome “progressiva”.

 

Contras da escova progressiva

O método foi criado aqui no Brasil, mas têm como base o formol, que alguns profissionais colocam em alisadores, para dar mais efeito e durabilidade.

Com fiscalização, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – determinou uma porcentagem mínima do uso da substância nesse procedimento, que não deve ultrapassar mais que 2%.

Caso o produto contenha mais que essa porcentagem, pode causar: Queda de cabelo, algumas queimaduras, ardência nos olhos, falta de ar, muita tosse e até desmaios.

Outro alerta é que se o produto com formol for usado por muito tempo, pode causar câncer.

É ligeiramente fácil saber se o tratamento capilar tem esta química, pois ele apresentará muita fumaça e terá cheiro característico.

É preciso averiguar também se não há alergia ao produto, fazendo o teste em uma parte pequena dos fios ou na pele, de preferência no antebraço ou por trás da nuca.

 

Opção de Escova Progressiva sem formol

escova progressiva sem formolPara quem quer deixar os fios lisos e não arriscar no formol tem a possibilidade de fazer a escova progressiva sem formol, esta técnica contou com a participação de um médico, onde substitui as substâncias cancerígenas usadas no processo convencional.

Esse sistema utiliza o realinhamento capilar, com aplicação de nanopartículas de serina, um tipo de aminoácido, rica em proteínas, que traz eficácia no tratamento.

A estratégia do método é agir no controle do pH, não deixando aumentar  a alcalinidade, que é causadora da perda de nutrientes e vitaminas naturais.

Também não deixa o cabelo poroso, diminuindo o efeito de ressecado, tipo palha. Dessa maneira sendo ideal para quem faz reflexos loiros ou mechas.

Seu aplique é igual à escova clássica, à escova progressiva sem formol também hidrata e nutre garantindo que as cabeleiras fiquem macias e brilhantes.

 

Gravidez x Escova Progressiva

Muito se discute sobre fazer ou não tratamento para as madeixas, enquanto a mulher está grávida e um tópico muito falado é da escova progressiva.

Médicos divergem sobre o assunto, pois até onde se sabe, a absorção dos componentes químicos contidos no procedimento é mínimo e aparentemente não trás malefícios ao feto, se não abusado.

Contudo, até então, não foram feitas pesquisas de longa duração, não sabendo se algum risco virá com o passar dos anos.

O aconselhável é se sentir bem na gravidez e buscar alternativas mais naturais, sendo auxiliada pelo obstetra.

Com essas opções de precauções, você pode escolher a melhor maneira para cuidar da sua saúde e ainda ter aquele visual lindo e tão desejado. Afinal, quem não quer ficar bonita e charmosa?

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.