Couro cabeludo dolorido por quê? O que está errado?

Couro cabeludo dolorido por quê? O que está errado?
5 (100%) 2 votos

Percebeu seu couro cabeludo dolorido?

Acenda o sinal de alerta!

Você pode notar quando penteia, escova, lava ou simplesmente passa a mão no cabelo.

Vários dias podem se passar e você pode até conviver com este pequeno desconforto, mas não se engane, algo está errado com a saúde do seu cabelo ou mesmo da sua pele.

Muitas mulheres relatam ardência e dor associadas a um outro efeito aterrorizante: A queda de cabelo.

Na maioria dos casos a queda de cabelo têm tudo a ver com o couro cabeludo dolorido, pois, o cabelo é (ou era) a proteção de que a pele dispunha.

Muitas vezes nos esquecemos que o couro cabeludo nada mais é do que parte da nossa pele e deve receber os cuidados como tal.

Vamos saber mais:
 

Couro cabeludo dolorido por queimadura solar

O couro cabeludo pode sofrer os efeitos nocivos do sol e assim causar ardência e desconforto.

Se você anda perdendo o telhado e está com os fios ralos a ardência no couro cabeludo pode ser o efeito de muito sol na cabeça.

Quando o problema da queda ainda é reversível ou se começou recentemente o ideal é procurar um dermatologista para tentar tratar a queda.

Se você sabe que a queda de cabelo é irreversível, não têm jeito, o melhor é se proteger do sol.

Você pode usar protetor solar na região afetada, ou então pode usufruir de acessórios como chapéus, tiaras, ou presilhas.

Cabe destacar que os acessórios devem ser usados de forma muito confortável para que não acabem agravando o problema.

É fácil identificar se o couro cabeludo está dolorido por causa de queimadura solar, basta notar a ardência e o vermelhidão que a queimadura causa na pele.

E é lógico que, usar secador de cabelo neste caso nem pensar!

Mas toda via, se o problema persistir e você notar que não é devido a exposição solar, procure um dermatologista o quanto antes.

 

Couro cabeludo dolorido por causa de procedimentos químicos

Os procedimentos químicos podem sim deixar o couro cabeludo dolorido.

A principal causa é o uso de produtos acima dos limites recomendados.

Procedimentos como: Coloração, relaxamento e alisamento devem sempre ser feitos com muito cuidado e por profissionais habilitados.

Estes procedimentos também podem gerar uma hiper-sensibilidade que vai se agravando com o passar do tempo e dos procedimentos.

Se você estava preocupada apenas com os fios do seu cabelo é melhor ficar atenta pois pele danificada gera fios fracos e danificados alem da queda e irritação constantes.

 

Couro cabeludo dolorido por causa de alergias

É muito comum aparecer alergia no couro cabeludo, o que não é comum é essa alergia causar dor.

Uma alergia vai sempre se caracterizar por causar coceira e desconforto temporário principalmente quando em contato com o suor, durante uma atividade física por exemplo.

Mas o quadro clínico pode se agravar principalmente por falta de uma correta higienização. Podem aparecer feridas que devem desaparecer em alguns dias, porem, caso o quadro persista um dermatologista deve ser consultado.

Soluções para o couro cabeludo dolorido

Como sempre a melhor solução é prevenir, porem se isto já não é possível aqui vão algumas dicas:

  • Massagear o couro cabeludo ajuda a estimular a circulação sanguínea fazendo com que o oxigênio circule e ajude a pele a se regenerar.

 

  • Para tratar de alergias existem xampus hipoalergênicos que são formulados com medicamentos inclusive com anestésicos e corticoides, mas que devem ser receitados por um médico.

 

  • Para problemas causados por química e queimadura solar o melhor mesmo é procurar um médico dermatologista para identificar a causa do problema, e assim, ter receitado o melhor tratamento para cada quadro clínico.

 

 

Como deu pra notar, a melhor solução mesmo é procurar um profissional da saúde.

Os problemas associados ao couro cabeludo dolorido geralmente não são graves, mas devem ser levados a sério pois em alguns casos podem causar calvície irreversível.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.